Nova ferramenta de captura
A nova ferramenta de captura, também herdada do GNOME, é acionada pela tecla PrintScreen e oferece opções de recorte com o mouse, captura de janela, tela inteira e até gravação da área de trabalho ou da área de seleção. O recurso é mais versátil que a contraparte nativa do Windows 10/11, que só permite registros estáticos.
Novidades do gerenciador de arquivos
Proteger pastas compactadas com senhas é uma alternativa interessante para barrar o acesso de curiosos. Agora, para tornar esse recurso mais prático, o gerenciador de arquivos do Ubuntu 22.04 é capaz de criar, abrir e extrair arquivos trancados.
Outra adição em usabilidade está na barra de endereços: na nova versão, é possível rolar pelo campo e agilizar a digitação com o preenchimento automático.
Novos gestos e ajustes de interface
O App Launcher do Ubuntu 22.04 passou a ser navegado na horizontal e a grade, antes organizada pelo sistema, agora pode ser rearranjada manualmente pelo usuário. Assim, o administrador pode manter a seção da forma que preferir, e não mais se perder na lista de aplicativos para acessar os programas favoritos.
Para complementar a navegação, novos gestos para o touchpad também foram adicionados. Esses atalhos permitem abrir o App Launcher com facilidade, bem como ir de uma área de trabalho à outra sem recorrer aos ícones na tela ou botões do teclado.
Ainda pensando em praticidade, foi adicionado um atalho para os modos de energia do notebook. O botão foi acrescentado ao menu de status, no canto superior direito, e pode poupar alguns cliques permitindo a alternância entre modos “Desempenho”, “Balanceado” e “Economia de bateria”.
Descrição
Tamanho: 3.4 GB
Formato: ISO
Versão: 22.04
Categoria: Sistema Operacional
Comentários
Postar um comentário